Características do Arquétipo da Donzela
O Arquétipo da donzela também conhecida como: A Virgem, representa o início de uma jornada, representa a fase da juventude (desde a adolescência e início dos 20 anos) da vida de uma mulher antes da transição para a sua feminilidade. É uma fase em que as mulheres passam quando são jovens, porém há aquelas que não se desvinculam dessa fase e permanecem como donzelas ou vivenciando e exibindo algumas de suas características pelo resto de suas vidas. Contudo em seu lado luz ela é jovem, inocente e cheia de força vital, otimista, apaixonada e aventureira.
Continue lendo para saber mais sobre o Arquétipo Feminino A Donzela/ A Moça ou faça o teste gratuito e descubra qual arquétipo feminino você está vivenciando.
Qual Arquétipo você está vivenciando? (QUIZ)
Esse arquétipo é encontrado também presente em mulheres maduras, ou seja aquelas que mantiveram pureza no coração, bondade e força pessoal. Quando este Arquétipo se integra e amadurece no ser da mulher ela se autorrealiza após experenciar a vida, após perdas significativas sejam físicas ou emocionais. Ela pode encontrar sua força em momentos de impotência e vulnerabilidade.
As “donzelas” maduras são munidas de empatia, força pessoal e interior, são criativas, espirituais e são compreensíveis
No sentido arquetípico este arquétipo representa a inocência, a esperança e pureza. Frequentemente as donzelas são representadas como dependentes, com qualidades quase infantis ou indefesas e necessitadas de proteção.
Vivenciar este arquétipo é ideal para aquelas que desejam vivenciar alegrias e momentos simples na vida de forma alegre e harmônica com jovialidade e também aventura.
À princípio a ideia do arquétipo da donzela pode parecer não muito atraente mas se ela está entre os 7 principais arquétipos femininos há um motivo. Ela é a personificação da juventude e está fortemente ligada com a criança interior. Sua energia cativante pode ser fonte de atração.
Quando o arquétipo da donzela ou da moça está dominante na psique da mulher ela é vista e exala um de efervescência e jovialidade, vive em um estado de tranquilidade.
O mais “passivo” dentre os arquétipos femininos, ela pode ser considerada fraca e ingênua mas parte da sua força está em se render. Ela vive no momento presente e aproveita as maravilhas da vida as vendo como com olhos de criança.
Informações sobre o Arquétipo da Donzela
Valoriza: | O fluir da vida |
Desejo mais profundo: | Harmonia |
Medo mais profundo: | Medo de ser rejeitada ou abandonada |
Meta: | Viver o momento presente de forma feliz |
Talento natural: | É curiosa e exploradora, gosta de descobrir coisas novas |
Talento escondido: | Irradia ambientes com doçura ou sua personalidade |
Símbolos: | Lírio branco, crianças, lua crescente no símbolo da lua tríplice, margarida |
No mito: | Perséfone, Ísis, Deusa Cobra Minóica, Prosépina |
No tartot: | A Sacerdotisa |
Como um arquétipo psicológico: | Sob a regência deste arquétipo, ou seja quando é dominante na psique de uma mulher, ela é Criativa, receptiva, e possui muita empatia pelas pessoas ao seu redor. |
A donzela arquetípica pode desenvolver mecanismos próprios de proteção para protegê-la de dores emocionais decorrentes de traumas no seu passado. Mas ela sempre acredita no bem e no lado bom das pessoas.
Se sua energia feminina do arquétipo da Moça está ativada é possível que você viva a vida intuitivamente, apreciando o percurso e idealizando o que vem adiante, além de se esforçar para estar estar no caminho certo e ajudando os outros.
Lado Sombra do Arquétipo da Donzela
Se a pessoa está em desarmonia com este arquétipo, não integra-o ou resiste a vivenciá-lo de forma plena, então tende a ter estes tipos de comportamentos, ainda que de forma incosciente.
De acordo com Jung a sombra é o lado escuro da psique humana, geralmente onde encontra-se os desejos ocultos, reprimidos, vergonhas e pontos fracos. Trabalhar a sombra pode ser o caminho para permitir que você se integre e faça as pazes com esta parte de si mesmo e lance luz sobre o que estava obscurecido.
A moça ou a donzela é conhecida por ter uma visão inocente ou romantizada sobre o mundo, o que a poderá deixá-la na posição de expectadora da própria vida, tornando-se passiva e sem assumir o comando da própria vida.
A falta de integração e inocência poderá levá-la a situações em que pode ser facilmente enganada ou manipulada.
Outro aspecto do lado negativo deste arquétipo é tentar querer agradar encenando o papel da “boazinha” e se esforçando além do seu limite em todas as situações.
Para vivenciar os melhores aspectos deste arquétipo é aceitar-se e viver com maturidade para compreender sua identidade, seu papel e ser mais protagonista da sua vida do que uma mera expectadora vendo-se como vítima das circunstâncias.
Para ativar/integrar o arquétipo da donzela e vivenciá-la em seu esplendor e luz invoque-a quando precisar que sente de alegria, leveza, necessidade de estar e focar no momento presente, saboreando a vida e querendo se divertir.
Algumas Sugestões para Conectar com o Arquétipo da Donzela
Selecione roupas que lhe façam sentir bem e sorrir
Admire e registre fotos de lugares bonitos, natureza, arquitetura. Conecte-se.
Elogie pessoas que você conhece.
Relembre seus brinquedos e brincadeiras favoritas da época da sua infância.
Faça a sua rotina sem muitas exigências de responsabilidade e que sejam mais flexíveis para que você consiga fazer o que precisa ser feito
Faça também:
Questione-se, reflita em que momentos você pode agir ao invés de esperar que façam algo por você.
Quais os seus pontos fortes?
Como praticar e fortificar o seu autodomínio?
Em que momentos você mais se vitimiza ao invés de assumir o controle e responsabilidade.
Exemplos de Arquétipo da Donzela
- Na mitologia grega a donzela arquetípica original era Perséfone, filha da deusa-mãe grega Deméter.
- Um exemplo do arquétipo da Donzela na literatura é o conto de fadas da Bela Adormecida.
- Branca de Neve
Cinderela
Bella Swan (de “Crepúsculo”)
O Arquétipo da Donzela na Mitologia Grega
É representada por Perséfone, filha de Zeus e Deméter (representando o Arquétipo da Mãe). Quando Perséfone era uma criança donzela, ela não tinha nome, era simplesmente chamara de Kore que significa donzela ou garotinha. É somente depois da sua experiência no submundo, quando mulher e casada que ela recebeu o nome de Perséfone.
Perséfone é a Deusa da Primavera, e associada à fertilidade e juventude assim como a Donzela. Perséfone, a donzela e inocente foi raptada por Hades, deus do submundo, obrigada a casar e separou-se de sua mãe e protetora Deméter. O destino de Perséfone foi trágico e pode ser visto como a vivência do lado sombra deste arquétipo, pois ela precisa aprender a cuidar e olhar mais para si mesma ou caso contrário, sua ingenuidade e passividade podem deixá-la em situação de risco e sendo vítima de más intenções masculinas.
Como Integrar o Arquétipo da Donzela
Viaje, explore novos lugares
Encontre inspiração e magia nas coisas ao seu redor
Explore novos amigos, novas paixões, novas descobertas
Conecte-se com a sua criança interior
Faça as pazes com a sua criança interior
Cuide para não viver conectado ao lado negativo/sombra deste arquétipo, viver o arquétipo em sua totalidade integrando luz e sobra, se autoconhecendo é a chave para suprir as suas necessidades e vive um vida intensa porém com harmonia para a Donzela