Características do Arquétipo da Mulher Sábia
O Arquétipo da Mulher Sábia representa a capacidade feminina de objetividade, intuição e experiência empirica.
A Mulher sabia é conhecimento e confia em suas próprias intuições interna. Integre a energia da mulher sábia quando quiser atingir um objetivo com estratégia e maestria, com equilíbrio emocional e disciplina.
Continue lendo para saber mais sobre o Arquétipo Feminino A Mística ou faça o teste gratuito e descubra qual arquétipo feminino você está vivenciando.
Qual Arquétipo você está vivenciando? (QUIZ)
Guiada pela lógica este é um dos mais raros dentre os 7 arquétipos femininos.
A mulher sábia, também conhecida como anciã, já percorreu vários caminhos e aprendeu a trilhar os mais valiosos mesmo passando pelos tortuosos.
Ela saber avaliar o mundo externo, carrega consigo experiências ancestrais, sua sabedoria instintiva e conexão com o momento presente e o seu Eu Superior.
Costuma se auto isolar pois acredita que o silêncio e a solitude são sagrados e a conecta à algo maior e consigo mesma.
A mulher sábia é uma buscadora, sua motivação é o saber, no mundo interior ou exterior. Ela não se deixa levar facilmente pelas emoções e prioriza a lógica objetiva quando necessita tomar alguma decisão.
Pela sua maturidade ou “energia adulta” sua presença é geralmente requisita para fornecer orientação e conselhos. Ela sente o tempo certo das coisas, e sua mente está focada em ajudar os outros com a sua avaliação que por vezes pode ser fria e desapegada de emoções.
Em sua própria caminhada a pessoa que vivencia este arquétipo, percorre a trilha da individuação do seu próprio ser, em busca de ser quem realmente é, quer viver a sua liberdade.
Contrapondo e balanceando tudo o que já viveu, sabe que suas experiências passadas servem para o seu aprendizado e que o passado é o melhor professor. Reflete seus erros mas não deve se apegar a eles, o seu intuito é seguir em frente. Aproveita os momentos de solitude e insights para criar, desenvolver novas ideias e projetos.
Informações sobre o Arquétipo da Mulher Sábia
Valoriza: | Intuição |
Desejo mais profundo: | Compartilhar |
Medo mais profundo: | Não ser reconhecida ou compreendida como deseja |
Meta: | Guiar |
Talento natural: | Pesquisadora |
Talento escondido: | Se comporta com retidão |
Símbolos: | Óculos, livros, cajado |
No mito: | Atena – A Deusa da sabedoria |
No tartot: | O Sábio |
Como um arquétipo psicológico: | Sob a regência deste arquétipo, ou seja quando é dominante na psique de uma mulher, ela desenvolve a inteligência com charme e mistério. |
O Arquétipo da Mulher Sábia, aquela que sabe. O tempo lhe ensinou as lições e ela as entendeu, passou pelo ciclo das estações por muitas vezes. A mulher sábia é um convite para desacelerar e escutar a si mesmo ou se reconciliar com as energias masculinas e femininas interior e mergulhar e trilhar no conhecimento transformador.
Lado Sombra do Arquétipo da Mulher Sábia
Se a pessoa está em desarmonia com este arquétipo, não integra-o ou resiste a vivenciá-lo de forma plena, então tende a ter estes tipos de comportamentos, ainda que de forma incosciente.
De acordo com Jung a sombra é o lado escuro da psique humana, geralmente onde encontra-se os desejos ocultos, reprimidos, vergonhas e pontos fracos. Trabalhar a sombra pode ser o caminho para permitir que você se integre e faça as pazes com esta parte de si mesmo e lance luz sobre o que estava osbcurecido.
O arquétipo da Anciã pode representar a fase final do ciclo de vida de uma mulher. Este é um momento de profundo crescimento, sabedoria e reflexão, ela pode apresentar
excesso de perfeccionismo, se tornar intolerante ou fanático. Isolar-se profundamente, criticar excessivamente e citar regras em cima de tudo e todos.
Às vezes pode se prender a prática de aperfeiçoar sua estratégia que pode acabar por desperdiçar muito tempo e ser difícil para ela sair deste looping mental e reagir.
Como amante a mulher sábia, anciã pode por vezes perder o contato com a sua sensualidade se não trabalhar esta sombra em sua vida cotidiana, focando-se apenas com ocupações.
Sabedoria e conhecimento estão no cerne deste arquétipo. Na mitologia grega o Arquétipo da mulher sábia é representado por Atena (a deusa sa sabedoria). Uma deusa protetora e guerreira, capaz de arquitetar e executar estratégias de batalha ao mesmo tempo em que consegue manter a cabeça fria e no lugar, representando o lado intelectual e vitorioso da guerra.
Atena, deusa racional e assim como a sábia, Atena representa a mulher que é poderosa e intuitiva e poderosa, estrategicamente orientada para a realização.
Algumas Sugestões para Conectar com o Arquétipo da Mulher Sábia
- Dedique um tempo e espaço para dedicar e despertar à mulher sábia dentro de você
- Organize a sua vida, simplifique jogando fora o que não mais lhe serve ou lhe acrescenta.
- Livre-se do superfluo
- Planeje, organize e visualize os próximos passos e resultados dos seus projetos
- Confie no seu sistema de educação emocional
- Horne seus padrões hormonais que a acompanham nos ciclos da sua vida e cuide-se.
- Medite, fique um tempo tranquila e sozinha alguns minutos por dia
Conecte-se com a mulher sábia quando quiser direção, sabedoria e quando precisar sentir autoconfiança e que é capaz de seguir seu próprio caminho com maturidade.
Como se conectar/Integrar com o Arquétipo da Sábia
- Inspire-se em mulheres que dão exemplos de estabilidade e sabedoria
- Aprenda a ouvir a sua intuição
- Desafie-se intelectualmenteCrie um espaço sagrado em si para receber e integrar a sua mulher sábia em sua psique
- Faça uma massagem na cabeça
- Perca-se lendo um bom livro